CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FGV quer diminuir número de torneios ao mesmo tempo
Quinta-feira, 07 Dezembro de 2000, 21h15

Rio - Encomendado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Plano de Modernização do futebol brasileiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai sugerir que os clubes não possam participar de várias competições simultâneas a partir do próximo ano. A informação é do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj), Eduardo Vianna.

O dirigente se reuniu com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente de Honra da Fifa, João Havelange, para discutir detalhes do estudo, que será apresentando na terça-feira.

"O ponto principal é diminuir as competições a serem jogadas por cada time, mas sempre surgem conflitos de interesses", admitiu. Lembrou que, para os clubes, é mais interessante comercialmente participar do maior número de campeonatos. "Bombardeamos algumas idéias dos planos." Por isso, Vianna reconheceu que a aplicação do calendário proposto pela FGV dependerá de adaptá-lo ao interesse dos clubes e federações.

Entre as idéias apresentadas, está a de que os times que participarem da Taça Libertadores não joguem a Copa do Brasil. Desta forma, evitaria-se que uma equipe disputasse quatro competições no primeiro semestre.

Mais uma vez, Vianna reafirmou que a CBF e as federações estaduais continuarão organizando as competições. "O Clube dos 13 só ficou responsável pela João Havelange por causa de um acidente judiciário", explicou ele, descartando a formação de uma liga no próximo ano. "Eles têm que aprender o que é liga antes de formá-la", ironizou.

A própria competicão João Havelange, informou ele, contou com a colaboração das federações. "Os clubes não contam com a estrutura para isso", afirmou. Teixeira e Havelange não quiseram falar sobre a reunião ao deixar o prédio da CBF.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CBF
Ex-jogadores criticam discussões sobre a Lei Pelé
Hawilla diz que Traffic pode perder dinheiro com a seleção
Álvaro Dias questiona contratos da CBF com Nike e Trafic
Fundação Getúlio Vargas entrega plano de modernização à CBF
Veja lista completa