Salvador - "Ricardo Gomes dificilmente vai ficar no Vitória". A revelação feita, na quinta, pelo gerente de futebol, Joel Zanata, praticamente descarta a permanência do treinador no clube. Dessa forma, o nome a ser anunciado na próxima semana está entre Toninho Cerezo e Joel Santana.
O técnico do Kashima Antlers deu uma entrevista esta semana, no Japão, em que praticamente se despedia do futebol japonês. Como o São Paulo já contratou Vadão, Cerezo é quem lidera a bolsa de apostas sobre o novo treinador do Vitória. "Ele agrada ao clube e aos torcedores, mas sabemos que ganha bem e não podemos tê-lo como única opção", emenda Joel Zanata.
Correndo por fora, está Joel Santana, que passa as férias no Rio. O ex-treinador de Bahia, Vasco, Corinthians, Flamengo e Botafogo não tem a mesma aprovação de Cerezo junto a grande parte dos conselheiros, mas pode ser a única alternativa viável. "Se o Vitória contratá-lo será um bom nome, pois ele ganhou títulos por onde passou", anuncia Zanata sem querer dar pista sobre o nome do futuro treinador do campeão baiano.
O zagueiro de área Flávio, cujo passe foi emprestado ao América-MG até 31 deste mês, está em Salvador e confessou que o clube mineiro tem interesse na sua permanência e que soube da possibilidade de o Atlético-MG procurar o Vitória para fazer uma proposta.
"Mas não quero falar muito sobre isso porque é apenas uma especulação, não um interesse real como ocorre com o América", disse Flávio em entrevista na Rádio Metrópole.
O Vitória não vai ter o meia Léo Mineiro e o zagueiro Eloy nas competições que disputar no primeiro semestre do próximo ano. Na quinta, os dois jogadores foram contratados, por empréstimo, pelo Santo André até o dia 30 de junho de 2001. O clube é integrante da segunda divisão do Campeonato Paulista.
Com as transações envolvendo Eloy e Léo Mineiro, já são seis atletas liberados pelo rubro-negro até a primeira metade de 2001. Antes deles, Wilson, Dudu e Mateus foram emprestados ao Internacional de Limeira e o atacante Reinado voltou para o Passo Fundo, também por empréstimo. Todos os contratos vão até o dia 30 de junho.
A negociação de jogadores não deve parar por aí. O próximo da lista pode ser Marcelo Paulista, que despertou o interesse do Ituano. Entretanto, sua liberação está vinculada a uma prorrogação do empréstimo do meia Élson, cujo passe pertence ao clube paulista e um empresário.
O departamento de futebol garante que tem planos de fazer quatro contratações para a próxima temporada. Até o momento, é quase certo o retorno do meia Élvis, que está emprestado ao Quilmes, clube da segunda divisão argentina, cujo parceiro é o mesmo do Vitória. Jogando na posição de ala, Élvis está tendo um bom rendimento nos gramados portenhos.
A ordem dos jogos do Vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi invertida pela organização do torneio. Agora, o rubro-negro estréia contra o Vasco no dia 7 de janeiro, enfrenta o Ecos (Suzano-SP) no dia 10 e o Caxias (RS) no dia 14. Antes, o time baiano estreava contra o Ecos. A sede do Vitória é na cidade de Suzano, região metropolitana de São Paulo.