Barcelona - Pelo menos uma vez o tênis conseguiu tirar o futebol do foco de atenção da mídia esportiva espanhola na sexta-feira, quando o país redescobriu uma paixão no dia em que sua equipe começa a disputar a final da Copa Davis contra a Austrália.
``Não podemos deixar essa oportunidade escapar'', disse o jornal Marca, de Madri. Já o El Mundo Deportivo, de Barcelona, escreveu em sua primeira página que a final é ``uma data histórica.''
A Espanha, que tentará conquistar o título pela primeira vez, prepara-se para os dois primeiros jogos de simples na sexta-feira contra os australianos. Albert Costa enfrentará Lleyton Hewitt e em seguida Juan Carlos Ferrero joga com Patrick Rafter.
Os ingressos para a primeira participação da Espanha, em casa, na final do torneio esgotaram-se em uma hora e um total de 14 mil pessoas deverão assistir às partidas em cada um dos três dias de jogos.
O fato de as partidas serem disputadas no saibro -- piso preferido dos espanhóis -- convenceu o público que sua equipe finalmente está perto de ter um grande resultado na competição.
A Espanha fez sua estréia na Copa Davis há 79 anos, mas chegou à final somente duas vezes, perdendo em 1965 e 1967, ambas para a Austrália e na grama.
Já os australianos conquistaram o título 27 vezes. No ano passado, a Austrália derrotou a França na final.