Roma - O Comitê Executivo da Fifa anunciou neste domingo, durante sua reunião em Roma, que o Galatasaray, da Turquia, campeão da Copa da UEFA e da Supercopa Européia, será o segundo representante da Europa na segunda edição do Mundial de Clubes. O time onde jogam os brasileiros Taffarel, Capone e Jardel, estará ao lado do Real Madrid, e de 10 outras equipes no torneio que será disputado de 29 de julho a 12 de agosto de 2001. As datas podem ser alteradas já que coincidem com a eliminatória para o acesso à Liga dos Campeões.
Ainda neste domingo, o Comitê Executivo da Fifa demonstrou sua satisfação pelo reconhecimento, durante a “Reunião da União Européia em Nice”, da especificidade do esporte dentro das normas comunitárias. Segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter, “trata-se de um reconhecimento histórico, resultado de dois anos de diálogo e que reconhece, entre outras coisas importantes, a autonomia das Federações nacionais, o controle financeiro dos clubes, a centralização dos direitos de transmissão pela televisão e o papel fundamental da formação de jovens jogadores e da salvaguarda das equipes nacionais”.
Blatter reconheceu que ”este ainda é um texto político e que para ter força legal já está previsto continuar as negociações com os países que dividirão, no próximo ano, a presidência da União Européia (Suécia e Bélgica)”.
A Fifa também aprovou na reunião de Roma uma indenização de US$ 10 mil para cada uma das famílias das 13 pessoas que morreram por causa dos incidentes ocorridos durante a partida entre as seleções do Zimbabue e da África do Sul.