Roma - A Fifa confirmou neste domingo que a segunda edição do Mundial de Clubes terá 12 clubes, e não 16, como queria a Espanha, país sede da competição, que será disputada entre julho e agosto de 2001.
O Comitê Executivo da entidade se reuniu neste domingo em Roma e decidiu não atender o pedido dos espanhóis, que pretendiam incluir o Barcelona na competição, frustrando de tabela o desejo do Corinthians de participar.
O futebol espanhol terá duas vagas no Mundial: a reservada ao país sede, que será do La Coruña, atual campeão nacional, e do Real Madrid, atual campeão da Europa.
Com a decisão da Fifa, o atual campeão Corinthians ficará mesmo de fora, não podendo defender o título conquistado na primeira edição, disputada no início deste ano no Brasil. Depois que a Confederação Sul-Americano de Futebol definiu que os representantes do continente seriam Palmeiras e Boca Juniors, campeões, respectivamente, da Libertadores da América de 1999 e 2000, o Corinthians se agarrou a possibilidade de sucesso do lobby espanhol para poder competir.
No Mundial de 2001, África, Ásia, América do Sul, Europa e América do Norte, Central e Caribe terão duas vagas cada. A Oceania terá direito a uma vaga e a outra é a do país sede. O Mundial está programado para acontecer entre os dias 29 de julho e 12 de agosto, mas ainda pode ter a sua data alterada, para não coincidir com o calendário do futebol europeu.