Barcelona - O capitão da equipe espanhola campeã da Copa Davis deste ano, Javier Duarte, acredita que a Espanha tem força e versatilidade para repetir a conquista do título, desde que não tenha que jogar na grama.
A Espanha, que ficou com o título ao derrotar a Austrália no fim de semana, teve a sorte de jogar todas as fases da Davis em casa e passou por Itália, Rússia, Estados Unidos e, finalmente, os australianos.
A defesa do título, que começa com o confronto fora de casa contra a Holanda em fevereiro, deverá ser um pouco mais complicada. Mas Duarte está confiante de que sua equipe também poderá se dar bem em outras superfícies que não o preferido saibro.
"É perfeitamente possível defender o título em outras superfícies que não o saibro", disse Duarte. "Agora temos bons jogadores de quadra dura e de fato espero podermos jogar nessa superfície. A grama, tenho que dizer, deverá ser mais difícil. Ainda não jogamos bem nela."
A grama, é claro, é exatamente o que os estará esperando na próxima vez que jogarem contra a Austrália. O técnico australiano John Newcombe já avisou que da próxima vez vão jogar "sobre aquilo que as vacas comem".