São Paulo - Enrique Bernoldi até já andou nesta quarta-feira com o carro da Prost, ainda equipado com motor Peugeot, no circuito da Catalunha, em Barcelona. As chances de ele ser o companheiro de equipe de Jean Alesi no time que agora é de Alain Prost e Pedro Paulo Diniz são boas, embora haja concorrência. Antônio Pizzônia, que faria testes com a Prost e tinha igualmente possibilidades de correr em 2001, foi descartado. "Não chegamos a um acordo", afirmou Diniz.
Seja quem for que irá correr na Prost terá de levar consigo um bom patrocinador. Bernoldi, além de comprovadamente ser um piloto veloz, campeão europeu de Fórmula Renault e vice-campeão britânico de Fórmula 3, conta com o apoio da Redbull. O dono da empresa, o austríaco Dietrich Mateschitz, que sempre apoiou sua candidatura na Sauber, onde tem participação acionária, agora estaria disposto a investir em Bernoldi na Prost. "Não haveria nenhum problema de duas equipes exporem o mesmo patrocínio", disse Diniz, hoje em Barcelona.
Nesta quinta-feira outro candidato irá mostrar seus dotes para a Prost. Trata-se do espanhol Oriel Servia, que vem da Fórmula Indy. Em 1999 ele foi campeão da Fórmula Indy Lights. Não houve acerto nos detalhes do contrato exigido para os testes entre a Prost e os assessores de Pizzônia, por esse motivo o "Jungle Boy", como é conhecido, não mais os fará. Com isso, as possibilidades de ele acertar com a equipe Petrobras Junior da Fórmula 3000, a campeã da categoria, voltam a ser grandes.
Nos treinos que as equipes com pneus Michelin realizaram nesta quarta-feira no Circuito da Catalunha, Ralf Schumacher, da Williams, foi o mais veloz, com 1min20s508 (33), obtido às 10h25. Juan Pablo Montoya, seu companheiro, ficou com o quarto tempo, 1min21s028 (59), registrado quase na mesma hora, às 9h53.
"A telemetria mostra que estou perdendo um pouco de tempo em relação ao Ralf na curvas de alta velocidade", afirmou o sincero colombiano. "Estou descobrindo ainda a melhor forma de conduzir o carro e não tenho pressa em exigir tudo dele e de mim", complementou Montoya.
Enrique Bernoldi, com o desequilibrado modelo AP03 da Prost, fez 1min23s724 (59), 10.º e último tempo. Sua referência é a marca do experiente Jean Alesi, com o mesmo carro, 1min23s329 (84). A proximidade dos dois tempos evidencia o bom trabalho de Bernoldi, que nunca correu de F-1.
Alesi, que pela primeira vez usou pneus Michelin, gostou do resultado: "Eles são constantes e sua durabilidade agrada." Luciano Burti, da Jaguar, continuou com os testes dos novos motor e câmbio da equipe e ficou com o 7.º tempo, 1min22s808 (49).
No treinamento de Valência, onde estão os times da Bridgestone, David Coulthard, da McLaren, conquistou o melhor tempo, 1min14s73. Rubens Barrichello, da Ferrari, fez o terceiro, 1min15s37, e Ricardo Zonta, Jordan, o quinto, 1min16s45, na frente de Heinz-Harald Frentzen, também com Jordan, sexto, 1min16s55. O número de voltas dos pilotos e a hora em que obtiveram seus tempos não foram divulgados.