Rio - Numa reunião que durou cerca de 3 horas, os principais integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira traçaram nesta quarta-feira, na sede da CBF, os principais planos para a temporada de 2001. O pedido mais importante do técnico Emerson Leão é que a equipe faça dois amistosos em fevereiro, antes do confronto contra o Equador, dia 27 de março, pela segunda rodada do returno das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002.
Do encontro participaram, além de Leão, o coordenador-técnico Antônio Lopes, o preparador-físico Bebeto de Oliveira e o preparador de goleiros Pedro Santilli. Eles não têm preferência por adversário para o Brasil.
“Entregamos uma lista com 20 nomes de possíveis adversários da Seleção Brasileira. Pedimos que os amistosos sejam em fevereiro, mas os adversários e os locais dos jogos ficarão a critério da CBF”, disse Leão.
O treinador, mais uma vez, reafirmou que a sua comissão técnica será pequena - ao contrário de seu antecessor, Wanderley Luxemburgo - até mesmo em competições como a Copa América (na Colômbia) e a Copa das Confederações (no Japão e na Coréia do Sul), que acontecerão em meados de 2001.
“A comissão técnica será sempre enxuta. Todos nós conversaremos bastante para justificar a ausência de um auxiliar-técnico”, afirmou.
Uma preocupação para o ano que vem é com a altitude das cidades de Quito (2.800 metros) e La Paz (3.600 metros), onde o Brasil enfrentará Equador e Bolívia, respectivamente, pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. Segundo Leão, a Seleção Brasileira precisará passar por um trabalho especial para não sentir tanto os possíveis efeitos colaterais.
Outro problema será o jogo contra o Uruguai, marcado para o dia 3 de junho, em Montevidéu, pela quarta rodada do returno das Eliminatórias. Leão pedirá para que a CBF atue junto à Fifa e à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) solicitando o adiamento da partida, já que na mesma data o Brasil estará participando da Copa das Confederações (entre 30 de maio e 10 de junho).
Leão e Lopes vão juntos na semana que vem à Granja Comary, em Teresópolis, para fazer uma visita à Seleção Brasileira Sub-20, que vem se preparando para o Sul-Americano da categoria, em janeiro do ano que vem, no Equador. Os dois conversarão com integrantes da comissão técnica e jogadores.