São Paulo - Monique Ferreira, nos 400m livres, e Rogério Romero, nos 200m costas, ambos atletas do Flamengo, foram os primeiros brasileiros a alcançar, na manhã desta sexta-feira, o índice para o Mundial de Desportos Aquáticos, que será disputado em julho de 2001. Os dois nadadores garantiram o índice nesta sexta-feira, no segundo dia do Troféu Brasil de natação, que está sendo disputado no Corinthians.
Monique Ferreira, de 20 anos, levantou a arquibancada na primeira prova do dia. Ela cravou o tempo de 4min15s93 e venceu os 400m livre depois de uma emocionante disputa com a russa Nadejda Tchemezova, do Vasco, que terminou em segundo, apenas 26 centésimos atrás da brasileira.
"Foi milagre! Nado muito melhor na parte da tarde e cheguei a pensar que não daria mais para conseguir o tempo para o Mundial. Me concentrei na russa para vencer a prova e acabei conseguindo o índice", disse Monique.
Apesar de ter atingido o tempo determinado pela CBDA, Rogério Romero não acredita que sua vaga já esteja garantida. "Ainda não estou garantido porque o Brasil tem muitos nadadores tentando o índice nesta prova. Acredito que a vaga só será definida em junho e vou precisar continuar treinando forte", disse Romero, que, se for confirmado no Mundial, estará disputando pela quarta vez da competição.
Apesar dos únicos atletas classificados para o Mundial serem do Flamengo, o Vasco lidera a competição com 1992,5 pontos. O rubro-negro ocupa a segunda colocação com 1360,5. O Pinheiros passou a Unisanta e assumiu a terceira colocação, com 595.