Los Angeles - O nadador Lenny Krayzelburg, que conquistou três medalhas de ouro na Olimpíada de Sydney, afirmou que prefere competir nas Macabíadas, em Israel, do que disputar o Campeonato Mundial no Japão.
As Macabíadas, olimpíadas judaicas, acontecerão em julho e são um dos torneios esportivos mais antigos do mundo. Os jogos acontecem de quatro em quatro anos em Israel.
"Nunca estive em Israel e realmente gostaria de ir lá e competir nas Macabíadas do próximo ano", disse Krayzelburg à Reuters.
Nascido em Odessa, Krayzelburg, de pais judeus, deixou a União Soviética com sua família em 1989 aos 13 anos para escapar do anti-semitismo. Eles passaram a morar em Los Angeles e o nadador tornou-se cidadão norte-americano em 1994.
Krayzelburg disse que até poderia não participar das Macabíadas se, até julho, a violência no Oriente Médio aumentar. Mas afirmou que os jogos em Israel são sua primeira escolha.
"É uma parte muito importante da minha herança", disse o nadador, que conquistou a medalha de ouro nos 100m e 200m costas e no revezamento 4x100m medley em Sydney.