Baton Rouge - Aos 28 anos e já consagrado como um dos melhores jogadores de basquete do mundo, o superpivô Shaquille O’Neal recebeu nesta sexta-feira o seu diploma universitário. O astro do Los Angeles Lakers se formou em artes pela Louisiana State University (LSU).
Para poder comparecer à cerimônia de colação de grau, O’Neal conseguiu que sua equipe o dispensasse da partida desta noite, pela NBA, contra o Vancouver Grizzlies. "Agora, eu posso ser o que quiser. Posso pegar o emprego de vocês, posso ser advogado", brincou o atleta, enquanto falava com os jornalistas.
Em 92, depois de três anos estudando na LSU, O’Neal deixou a universidade para entrar na NBA. Mas, prometeu aos seus pais que completaria o curso. Agora, mesmo com o título de campeão da Liga na temporada passada e os salários milionários que recebe, Shaquille fez questão de se formar e receber o diploma. "Prometi aos meus pais e a mim mesmo que terminaria meus estudos. Demorei oito anos, sendo que poderia ter feito em seis ou sete, mas tinha outros compromissos", afirmou o jogador, que garantiu estar realizado. "Sou um homem com educação. O dinheiro é sempre muito bom, mas você precisa de educação para administrá-lo."
Pela formatura, Shaquille foi parabenizado por todos os seus companheiros no Lakers. "Isso é muito bom para ele. É muito mais importante do que um jogo", disse a outra estrela do time, Kobe Bryant. "Ele lutou por isso e nós desejamos toda a sorte na sua graduação, que é mais uma coisa incrível feita por ele", elogiou o técnico Phil Jackson.