São Paulo - Aumentou a vantagem de Pelé sobre Maradona na votação promovida pela rede de tevê norte-americana CNN e a revista Sports Illustrated para saber quem é o melhor jogador de futebol do século. Com pouco mais de 100 mil votos computados até a tarde desta sexta-feira, o brasileiro supera o argentino por uma larga diferença. Pelé tem a preferência de 72% dos usuários do site, contra 28% do argentino. A diferença equivale a quase 50 mil votos.
A votação está no ar há alguns dias e não há informação no site sobre quando ela será encerrada. A revista resolveu fazer a pesquisa após a polêmica premiação da Fifa, que na segunda-feira, em Roma, entregou troféus de melhor do século aos dois ex-jogadores.
Foi a solução encontrada pela entidade para resolver o impasse surgido com a revelação de que Maradona foi o escolhido na votação feita pela Fifa em seu site oficial para definir quem é o melhor do século. A inesperada vitória do argentino fez com que a Fifa voltasse atrás e acionasse seu Conselho de Futebol, que então escolheu Pelé, resultando assim na dupla premiação. Dessa forma, a pesquisa do site norte-americano, um dos mais tradicionais de esporte internacional, seria um tira-teima da disputa.
A notícia de que uma nova votação estava acontecendo pela internet mobilizou muitos usuários brasileiros da rede, que reclamavam não ter conhecimento da votação da Fifa. Segundo as mensagens que começaram a circular, essa foi a razão da vitória de Maradona, já que na Argentina teria havido uma verdadeira campanha para a votação. O Estadão.com.br também realizou pesquisa entre seus leitores, na qual Pelé foi o vencedor, com 89% dos votos.