São Paulo - Se as regras não forem alteradas, o Campeonato Paulista de 2001 tem boas chances de ser um dos mais bem organizados dos últimos anos. A competição será disputada por 16 equipes em 19 rodadas com jogos só aos finais de semana e sempre à tarde.
O Paulistão foi lançado neste sábado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Eduardo José Farah, em uma festa em um hotel em Águas de de Lindóia (SP).
Outra inovação para este ano será o desempate em mini-disputas de pênalti. Para jogos que terminarem 0 a 0, quem vencer nos pênaltis (três cobranças para cada lado) fica com o único ponto em jogo. Jogos empatados com gols dão um ponto para cada time e mais um para quem vencer nos pênaltis.
O campeonato começa em 20 de janeiro e vai até 27 de maio. “Não haverá mudança de data em nenhuma hipótese. Estamos realizando um campeonato mais enxuto para evitar esse tipo de coisa, como o que aconteceu com a Copa João Havelange”, garantiu Farah.
O torneio organizado pelo Clube dos 13 terminaria neste sábado, se o regulamento e a tabela tivessem sido cumpridos. No entanto, os finalistas ainda são desconhecidos e o último jogo já sofreu duas alterações de data – está marcado para o dia 30. “Eu já organizei 75 competições e todas terminaram na data marcada”, disse o dirigente.
Farah prometeu vender ingressos para mulheres e crianças até 12 anos por R$ 1. Mas no regulamento impresso da competição não há nenhuma menção a este valor. Segundo o artigo 3 do Anexo II, a meia-entrada vale R$ 8. Há uma observação que diz que os ingressos poderão sofrer redução com autorização da FPF.
Além de presidentes dos principais clubes paulistas, Farah levou à festa presidentes de federações, entre os quais, Virgílio Elísio, da Bahia, que chamou Farah de José Eduardo.