CAPA ESPORTES
 ÃšLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulistana surpreende na copa Santo Amaro de hipismo
Domingo, 17 Dezembro de 2000, 13h53

São Paulo - O principal título da Copa Santo Amaro de hipismo de salto ficou para uma jovem amazona paulista, de apenas 18 anos, que surpreendeu vários cavaleiros experientes que disputaram, ao longo da temporada, a competição que definiu o ranking 2000 do Clube Hípico de Santo Amaro, um dos mais importantes e tradicionais do país nesse esporte. Com um quinto e um 11º lugares nas duas provas da décima etapa, encerrada ontem (domingo, 17/12), Patrícia Marzanasco foi a campeã da série de 1,30 metro, somando 182,50 pontos com o cavalo Audi Pégasus.

O vice campeonato ficou para o experiente cavaleiro carioca Marcelo Blessmann que, com o segundo lugar obtido na última prova, acumulou 144,50 pontos com o cavalo Galibu. Montando a égua Fast Food, César Almeida foi o terceiro colocado da classificação geral, com 138,50 pontos. O quarto lugar ficou para Thereza Tourinho (Flying Diamond), o quinto para Elizabeth Assaf (Eureka) e, o sexto, para Bruno de Lucca (Le Cont JT).

O cavaleiro Manoel Poladian Filho foi o vencedor da última prova do ano da série de 1,30 metro da Copa Santo Amaro. Montando Lavalco do Anjo, Poladian foi o mais veloz do percurso de desempate, com 34,78 segundos. Blessmann foi o segundo, com 35,28 segundos; César Almeida, o terceiro, com 35,42 segundos; Bruno de Lucca, o quarto, com 38,89 segundos; Rafael Ramos, o quinto, com 42,70 segundos; e Thereza Tourinho, o sexto, com 42,71 segundos.

Comentendo uma falta no primeiro percurso com Audi Pégasus, Patrícia Marzanasco não participou do desempate final da última competição. Mas a jovem promessa do hipismo nacional já havia conquistado o título da Copa Santo Amaro, antecipadamente, na sexta-feira, quando foi quinta colocada ao zerar o percurso da prova contra o cronômetro, vencida por Elizabeth Assaf (Eureka).

Com 18 anos completados no último dia 21 de fevereiro, Patrícia Marzanasco começou a temporada 2000 como concorrente da categoria juniores (de 15 a 18 anos). Mas, em outubro, foi promovida à categoria seniores, a principal do hipismo nacional.

A conquista da Copa Santo Amaro, neste último final de semana, tem significado especial na carreira da campeã porque foi o seu primeiro campeonato disputado com profissionais do hipismo nacional, justamente numa temporada onde teve que se dedicar ainda mais aos estudos, por cursar o primeiro ano de Relações Públicas da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado).

Mas, antes, Patrícia já havia conquistado outras vitórias importantes no hipismo nacional. Na temporada passada, por exemplo, a esportista patrocinada pela Audi se destacou ao conquistar o título de campeã brasileira de amazonas, em Curitiba, onde se tornou a mais jovem de toda a história a conseguir tal façanha, com apenas 17 anos.

Outro resultado significativo, também no ano passado, foi a vitória no mini-derby do Clube Hípico de Santo Amaro, em setembro, quando venceu 56 concorrentes, entre eles Vítor Alves Teixeira e Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, que haviam recentemente trazido a medalha de ouro por equipe para o país no último pan-americano de Winnipeg (Canadá).

Patrícia começou a montar no início de 1993, na escola de equitação do Clube Hípico de Santo Amaro. No ano seguinte, passou a disputar as provas internas do clube e já se tornou campeã das categorias hunter seat (obstáculos de 90 cm) e de principiantes (1 metro). Em 95, ficou em terceiro lugar no campeonato paulista de mirins (1,20 metro de altura), de 12 a 14 anos. Em 96, ainda nessa mesma categoria, foi campeã do ranking brasileiro, paulista e do Clube Hípico de Santo Amaro.

No ano seguinte, estreando com o seu atual cavalo Audi Pégasus na categoria juniores, com saltos de 1,30 e 1,40 metro de altura, a menina surpreendeu seus 53 concorrentes ao se tornar a campeã brasileira mais jovem (15 anos) da categoria de toda a história, em Florianópolis. E sem cometer uma única falta na competição, terminando os cinco percursos com zero ponto perdido.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Hipismo
Cavalo dopado tira título de amazona paulista
Pessoa vence prova de hipismo em Genebra
Pessoa tem liderança ameaçada no hipismo
Mineiro fatura o título no Brasileiro de enduro eqüestre
Veja lista completa