Recife - Começou oficialmente o ano de 2001 para o Santa Cruz. A nova diretoria, que assumirá no dia 26 de dezembro, se reuniu pela primeira vez com a nova comissão técnica, formada pelo treinador Ricardo Rocha, seu assistente, Zé do Carmo e o novo gerente de Futebol, Edinho. O objetivo foi definir uma filosofia de trabalho e traçar os planos dos corais para o ano que vem. O futuro presidente José Mendonça também participou do encontro.
O treinador Ricardo Rocha recebeu uma lista com 50 jogadores que pertencem ao Santa Cruz (40 profissionais e 10 amadores), mas o tricolor só deverá ficar com, no máximo, trinta atletas no grupo. O novo técnico também confirmou a permanência de Charles Muniz na preparação física do time. Rocha, aliás, terá nesta terça, às 11h, uma reunião no Arruda com Charles e o fisiologista Dema.
É provável que o técnico das divisões de base, Nereu Pinheiro, participe do encontro. Nereu foi o único que ainda não acertou com o Santa Cruz. O problema são as dívidas da gestão anterior. Mas o próprio José Mendonça está se esforçando para que Nereu chegue a um acordo e continue no clube.
Tanto Nereu quanto Charles conhecem bem o elenco do Santa Cruz e deverão passar valiosas informações para Ricardo Rocha. Quem também vai participar da reunião é o novo gerente de Futebol, Edson Nogueira. Além de ficar a par da situação do elenco, Edinho já vai começar a traçar os planos para a pré-temporada do tricolor, que começará no dia 3 de janeiro. Edinho só não adiantou onde será o local dos treinamentos.
O treinador Ricardo Rocha saiu bastante animado da reunião. Mesmo assim, fez questão de reafirmar uma de suas exigências para dirigir o Santa Cruz. “Do mesmo jeito que exigi do Náutico, também vinculei minha vinda para o Santa Cruz à promessa de pagamento dos salários de jogadores e funcionários. Conversei com José Mendonça e ele me garantiu que tudo já está sendo providenciado", disse Rocha.
Outra exigência de Rocha foi ter ao lado como assistente-técnico o seu velho companheiro de clube, Zé do Carmo. "Achei importante ter ao meu lado uma pessoa que está bastante inteirada do futebol pernambucano e com a qual me dou muito bem. Zé do Carmo preenche perfeitamente esses requisitos e ainda tem o Edinho, que conheço bastante", concluiu Ricardo.
O vice-presidente de Futebol, Alexandre Mirinda, vai ter muito trabalho a partir de amanhã. Os jogadores do Santa Cruz se reapresentam e várias pendências terão que ser resolvidas. "Vou sentar com cada atleta e negociar individualmente. Cada caso será analisado e faremos as propostas dentro da nova realidade tricolor", disse Mirinda.
Ele confirmou que já entrou em contato com o centroavante Robson e que o clube está em negociações para a continuação do atleta no Arruda. "O que está dificultando o acerto é o problema da dívida que o clube tem com ele, além do fato de outros times estarem interessados na sua contratação", concluiu Mirinda. A reapresentação dos tricolores está marcada para quarta-feira, às 16h, no Arruda.