A Confederação Sul-Americana anunciou nesta terça-feira que a Copa Mercosul de 2001 terá regras diferentes das três edições anteriores, em que a decisão poderia ser disputada em três partidas e o saldo de gols foi ignorado.
A partir do ano que vem, nenhum time terá vantagem na final, pois cada um jogará uma vez em sua casa e a igualdade no saldo de gols levará a disputa para a prorrogação e, se necessário, para os pênaltis.
Portanto, se as estas regras estivessem valendo para a competição de 2000, o Vasco teria conquistado o título na terça-feira passada, quando perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras no Parque Antártica, já que havia vencido por 2 a 0 em São Januário.
A competição em 2001 contará com sete equipes brasileiras: Cruzeiro e Grêmio, pela colocação na Copa João Havelange, e Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, por convite da entidade. Os dois clubes chilenos que participaram da edição deste ano, Colo Colo e Universidad do Chile, não serão punidos por terem utilizado jogadores reservas.