Porto Alegre - Sete pilotos conseguiram ontem tempos melhores do que o da pole position do Grande Prêmio da Espanha deste ano (1min20s974, de Michael Schumacher, da Ferrari) durante o teste em Montmeló, em Barcelona.
O alemão Nick Heidfeld, da Sauber, marcou a melhor volta em 1min20s120, seguido do italiano Jarno Trulli (1min20s200), da Jordan, e de Rubens Barrichello, da Ferrari, com 1min20s270. A explicação para as boas marcas é a utilização dos novos pneus da Bridgestone, que em 2001 terá a concorrência da Michelin.
As equipes usaram seus carros ontem com especificação para treino de classificação, para que os pilotos pudessem sentir as reações dos novos componentes que equiparão os modelos de 2001, que serão lançados a partir de janeiro. Hoje será realizado o último dia de teste no circuito espanhol.
Em Estoril, Portugal, o brasileiro Luciano Burti, da Jaguar, andou com pista molhada nos treinos coletivos das equipes que usarão Michelin no ano que vem. O desempenho dos novos pneus está agradando a Burti.
"Testamos vários compostos e alguns deles mostraram uma boa performance", disse o brasileiro. "Nos treinos da pré-temporada, vamos nos esforçar para continuar desenvolvendo esses pneus, pois a chuva é um fator que costuma decidir algumas corridas na F-1."
A preocupação é tanta que a Michelin providenciou irrigação artificial para a pista caso o tempo ficasse seco. Treinando com o Jaguar R-1B, modelo que já usa motor e câmbio de 2001, Burti ficou em quinto, com 1min32s568, marca inferior à obtida na segunda-feira, quando o brasileiro foi o mais rápido, com 1min26s550.