Rio - Pena já regressou ao Brasil, onde vai passar o Natal. No entanto, deixou os dirigentes do Porto irritados. Causou mal-estar as críticas que o atacante fez aos companheiros e, em especial, ao desempenho do capitão Jorge Costa, após a derrota de 3 a 1 para o União de Leiria, na última segunda-feira, em Leiria, segundo informou o jornal "A Bola". O jogador brasileiro pode ser multado, já que os portistas consideram imperdoável deixar de resolver os problemas internamente.
Pena disse que a equipe foi pouco ambiciosa durante o jogo e demonstrou indignação com a repreensão que sofreu de Jorge Costa, no intervalo do jogo contra o União de Leiria, válido pelo Campeonato Português. O atacante afirmou que outros companheiros estavam jogando pior do que ele e não foram criticados pelo capitão do time.
Em razão da derrota para o União de Leiria e os desentendimentos entre os jogadores, os dirigentes do Porto - inclusive o presidente Pinto da Costa - realizaram uma reunião na última terça-feira, sem a presença do brasileiro Pena.
Pena vai ficar pouco tempo no Brasil, já que no dia 30 deste mês o Porto vai enfrentar o Felgueiras, pela Taça de Portugal. Já pelo Campeonato Português, o líder Porto só voltará a jogar no dia 7 de janeiro, contra o Estrela Amadora, no Estádio das Antas, no Porto. No entanto, o presidente Pinto da Costa ainda não definiu se o atacante brasileiro será multado e poderá ser escalado nestas partidas.