São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, começou seu treinamento para a temporada 2001 aprimorando a parte aeróbica e a resistência muscular, segundo seu treinador, Larri Passos.
A rotina de Guga começa logo cedo. O treino, comandado pelo técnico em sua academia, em Balneário Camboriú, começa às 8h e os tenistas só terminam às 20h30, com um intervalo para o almoço. "A gente já está acostumado. É assim mesmo e precisamos disso para aguentar o que vem pela frente", explicou Guga.
O treino na parte da manhã fica mais na quadra e à tarde, os tenistas fazem exercícios físicos, batem bola depois e para terminar o treino de maneira animada, Larri às vezes prepara algumas brincadeiras em quadra ou competições entre os tenistas, como por exemplo dividí-los em grupos e fazê-los jogarem pontos de maneiras diferentes para depois ver quem é o grupo que ganha. O que perder tem que pagar e com apoios.
"Nesta primeira semana estamos priorizando o controle da bola e os detalhes técnicos. Se há alguma falha para corrigir no golpe de um jogador, por exemplo, é nesta semana que fazemos. Na parte física a prioridade é a resistência muscular e a parte aeróbica", explicou Larri Passos, que comanda os treinos ao lado do técnico israelense Oded Jacob.
Também treinam na Academia de Larri, durante a pré-temporada, além de Guga, André Sá, Antônio Prieto, Noam Okum, Harel Levy e Eial Erlich.