São Paulo - O técnico Larri Passos está surpreso com o início da pré-temporada de Gustavo Kuerten, que começou na segunda-feira em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Treinador do tenista número um do mundo, Larri se surpreendeu com a motivação e o astral dos treinos.
Além de Guga, estão fazendo pré-temporada em Camboriú, os brasileiros André Sá e Antônio Prieto e os israelenses Harel Levy, Noam Okum e Eial Erlich, com o técnico Oded Jacob.
A quarta-feira marcou o terceiro dia de treinos que visam a preparação para a temporada 2001. "Depois de dois dias e meio jogando num sol forte achei que os tenistas fossem cair de produção um pouco e estar cansados, mas me surpreendi. Eles estão super motivados e o astral dos treinos está maravilhoso", contou Larri. "Para nós é muito legal estar treinando com mais pessoas, um motiva o outro e o treino fica animado", disse Guga.
O treino começa todos os dias às 8h e termina às 11h. Os tenistas então descansam e voltam à academia às 15h. Até as 17h fazem preparação física e depois mais duas horas de quadra e outra de piscina.
Larri dividiu a preparação para 2001 em quatro semanas. As três primeiras em saibro e a última, já na Austrália, em quadra rápida. "Não há necessidade de se fazer a pré-temporada em quadra rápida. Eu inclusive aconselho todos os tenistas a fazerem a pré-temporada no saibro, porque o saibro faz o jogador trabalhar mais a parte mental, porque ele é obrigado a trocar mais bola. O saibro deixa o jogador mais forte física e mentalmente."
Procurado pela USTA (A associação de tênis dos Estados Unidos), Larri também aconselhou-os a usar mais o saibro. "Acho que um dos motivos de os Estados Unidos não estarem produzindo muitos novos jogadores é a falta de jogo no saibro, porque os tenistas norte-americanos, em sua maioria, não conseguem trabalhar os pontos e não estão preparados mentalmente quando chegam no profissionalismo."
Esta primeira semana de pré-temporada termina no sábado na hora do almoço e devem voltar às quadras na segunda-feira à tarde.