São Paulo - Os três gols marcados na final da Copa Mercosul, contra o Palmeiras, além de ajudar o Vasco a conquistar o título da competição sul-americana, garantiu a Romário mais um título: ele será coroado o artilheiro internacional da temporada de 2000, pelo IFFHS, ao lado de Rivaldo, do Barcelona. Os dois brasileiros encerram a temporada com 21 gols em partidas oficiais internacionais. A cerimônia acontecerá na Alemanha, em janeiro.
O IFFHS, instituto de estatísticas ligado à Fifa e que tem sede na Alemanha, apura os gols dos jogadores em competições como as Copas Libertadores e Mercosul e como as ligas européias e ainda de todos os continentes. Além de torneios oficiais entre as seleções, como é o caso da Eurocopa e das Eliminatórias.
Romário chegou aos 21 gols contabilizando os que fez pelo Mundial de Clubes da Fifa (três), Eliminatórias da América do Sul da Copa do Mundo (sete) e Copa Mercosul (11). Rivaldo fez cinco pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias e 16 com a camisa do Barcelona. Na temporada passada, Rivaldo ficou em segundo lugar, com 13 gols, apenas um atrás do espanhol Raúl.
É a segunda vez que brasileiros encabeçam a lista do IFFHS. A primeira foi com Ronaldinho. Em 1997, o então melhor do mundo fez 22 gols, dois a mais do que o iraniano Bagheri. Romário, então atacante do Flamengo, terminou em terceiro lugar, com 19 gols.