Porto Alegre - Caso a direção gremista publicasse uma lista de técnicos para assumir o comando da equipe em 2001, o nome de Adenor Leonardo Bachi, o Tite, provavelmente estaria no topo da relação. O perfil vencedor procurado pelo Grêmio fecha com a carreira do ex-treinador do Caxias, que vive a expectativa de orientar um grande time.
“Lógico que se cria uma ansiedade, mas vamos, com calma, para ver o que pode acontecer”, afirmou Tite.
Tite é natural de Caxias do Sul, onde começou sua carreira de jogador de futebol atuando pelo Caxias. Jogando pela meia, ainda passou pelo Esportivo de Bento Gonçalves, Portuguesa e Guarani, de Campinas, mas três cirurgias no joelho direito encerraram a carreira de jogador em 1989. A experiência adquirida dentro do campo, levou Tite a optar pela profissão de técnico de futebol. O início foi no Guarani, de Garibaldi, depois o Caxias, o Veranópolis, o Ypiranga, de Erechim, e o Juventude.
Em 1998 deixou o banco de reservas para ser comentarista esportivo da rádio Caxias, mas o retorno ao vestiário não demerou, e no ano seguinte voltou ao comando do Caxias, para um ano depois conseguir a façanha de levar um time à conquista do Gauchão. O título do Gauchão rendeu reconhecimento ao técnico, que ainda em 2000 levou o Caxias até as quartas-de-final do Módulo Amarelo do Brasileirão, sendo desclassificado pelo São Caetano, que despachou Fluminense, Palmeiras e Grêmio e é finalista do campeonato.
De fala mansa e recheada de termos técnicos, Tite, demonstra ótima articulação para explicar sobre o futuro no futebol. Seu nome já foi sondado por grande equipes como o Palmeiras e o próprio Grêmio, no meio do ano, mas na ocasião as negocições não evoluíram. Para o treinador, a espera deve ser vivida com serenidade.
A composição da nova direção gremista, com Luiz Eurico Vallandro, como diretor de futebol, e José Otávio Germano, como vice de futebol, projeta todas as atenções para o nome do novo técnico, que terá como missão principal transformar os altos investimentos, frutos da parceria com a empresa de marketing esportivo ISL, em títulos e alegrias para a nação tricolor
em 2001.