Rio - Na última quarta-feira, o astro Ronaldo treinava num campo que precisou ter sua grama cortada minutos antes. Só o nome do terreno lembrava o Flamengo, clube que sonhou fazer do local um modelo de centro de treinamento. No Fla-Barra de hoje, até os escudos do clube na entrada foram pintados de branco e o estado é de abandono.
O Flamengo chegou a ganhar na Justiça uma liminar que anulava o despejo, ocorrido há seis meses. No entanto, desistiu da ação em que pedia até o ressarcimento pelas melhorias feitas no local. O clube acusa o proprietário, Silas Pinheiro, de não ter regularizado todos os lotes que compõem o terreno. Além disso, Silas envolveu-se no processo eleitoral do Flamengo, prometendo devolver o Fla-Barra ao clube caso Roberto Abranches ganhasse a eleição.
”Ganhamos a liminar mas abandonamos o caso porque Silas foi uma pessoa de difícil diálogo. Pelas irregularidades do terreno, seria preciso fazer obras para recuar o muro lateral por uns cinco metros”, diz o diretor jurídico do Flamengo, Júlio Gomes Filho, referindo-se a uma rua que passa em um lote do terreno.
Até o treino de Ronaldo, o Fla-Barra era guardado pelo zelador Martins e por dois cachorros.
”O Flamengo não podia ter perdido isso. Só com o que se pagava ao Ronaldo, o zagueiro, dava para manter”, disse o rubro-negro Martins.
O gramado onde já pisaram várias estrelas mais parece um jardim. Os vestiários estão sujos. No hall de uma das entradas dos vestiários há goteiras. A grama está alta no campo de futebol soçaite. Nos canteiros e piscinas, há lixo acumulado.
No campo principal, a grama cresceu e algumas plantas já alcançam o joelho de uma pessoa. Na altura da pequena área, formou-se um pequeno arbusto. Silas Pinheiro evita falar sobre o Fla-Barra, mas diz que um novo dono está a caminho.
”Temos um grupo interessado, mas no momento não posso falar sobre isso - disse Silas.”
Por ironia, o Fla-Barra volta ao noticiário graças a um jogador que é um sonho do Flamengo.
”Fla-Barra não, né? Tem que arrumar outro nome”, brincou Rodrigo Paiva, assessor de Ronaldo.