Rio - A novidade nesta quinta-feira nos testes físicos que o elenco do Flamengo está realizando foi a presença do zagueiro Gamarra, que havia faltado nos últimos dois dias. Em compensação, Alex continua sumido e sua permanência no clube já não é certa. Segundo o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Walter Oaquim, o paradeiro do meia ainda é desconhecido e uma punição não está descartada.
Alex, que está emprestado pelo Parma até o meio do ano, pode inclusive deixar o Flamengo, tanto pelo ato de indisciplina como pela nova política de contenção de despesas. Enquanto a situação não é resolvida, os dirigentes vetaram o empréstimo dos meias Lê para o Internacional e de Iranildo para o Botafogo.
O sumiço de Alex continua sendo um mistério. O procurador do jogador, Ademir Alcântara, já tentou em vão fazer contato com ele:
"Acredito que o Alex esteja passando férias com familiares. Ele vai se apresentar até o dia 5."
Informado que Alex teria esticado as férias sem comunicar ao Flamengo e só se apresentaria nos primeiros dias de janeiro, Oaquim foi irônico. "Só posso desejar que ele tenha um bom Ano Novo."
Já Gamarra se apresentou na manhã desta quinta-feira e começou a fazer testes físicos e exames médicos. Ele garantiu que foi liberado pelo supervisor José Eduardo Chimello para resolver problemas particulares em Assunção, no Paraguai. O zagueiro se mostrou empolgado com a possibilidade de fazer um grande ano, para esquecer as muitas lesões de 2000.
"Joguei pouco neste ano, mas estou confiante na recuperação. Os treinos servirão para acabar com todos os problemas e deixarão os jogadores no mesmo nível. Agora, o time não terá desculpa para justificar o desentrosamento, pois terá tempo para trabalhar", disse o paraguaio, que há quatro anos não participava de uma pré-temporada.
Gamarra espera não enfrentar problemas com lesões, mas já sabe que terá de servir à seleção paraguaia pelo menos em oito partidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2002: "Isto atrapalha porque em cada partida o jogador fica de três a quatro dias à disposição da seleção. No entanto, tenho a obrigação de jogar pelas duas equipes."
Os próximos a se apresentarem ao técnico Zagallo devem ser o lateral-direito Pimentel e o meia Beto, aguardados nesta sexta-feira. Já o meia Petkovic continua na Iugoslávia e só deve voltar ao Rio no dia 5, quando o Flamengo dará início à preparação na Granja Comary, em Teresópolis. Em relação ao substituto de Athirson, o nome mais comentado no momento é o de Leandro, do Vitória.