Rio - O piloto brasileiro Juca Bala assumiu nesta terça-feira a liderança do rali Paris-Dakar na categoria motos de até 400 cilindradas. Juca terminou a etapa especial do dia, realizada na região montanhosa de Chateau Lastours, na França, em segundo lugar, completando o percurso em 41min59s. Na classificação geral, entre todas as 132 motos que ainda estão competindo, ele aparece na 31a posição.
“O chão estava úmido, liso e com muitas pedras. Pilotei com o máximo de atenção porque um tombo num lugar como este poderia danificar bastante a moto”, explicou o piloto.
Pedras e piso escorregadio não foram os únicos obstáculos enfrentados pelos competidores. Como a largada foi dada às 8h50min (5h50min de Brasília), a pista estava coberta por neblina e exigiu cautela. “Tivemos de correr sem os óculos para não embaçá-los”, acrescentou.
No entanto, o céu azul e o frio menos intenso deixaram os pilotos mais aliviados. “A especial exigiu cuidado, mas hoje (terça-feira) está mais fácil do que ontem, quando choveu praticamente o tempo todo, desde a largada de Paris, na madrugada do dia 1º”, disse o companheiro de Juca, Jean Azevedo.
Os competidores estão ansiosos para chegarem à África. “Não vejo a hora de chegar à África para tirar toda essa roupa pesada”, afirmou Jean.
Após a especial desta terça, o rali seguiu para Castellon-Costa Azahar, na Espanha, num trajeto de mais 520km de deslocamento (sem tomada de tempo). Toda a caravana do rali irá passar a madrugada de quinta-feira atravessando o Mediterrâneo em balsas, para desembarcar em Nador, no Marrocos, na manhã do mesmo dia.