Rio - Disposto a conquistar o título de Rei da Praia 2001, o brasileiro Loiola desembarca no Rio na próxima quinta-feira, dia 11, para disputar o torneio que começa no dia seguinte, no Posto 10, em Ipanema. Loiola, que já venceu a competição nos EUA, em 1997, ainda não conquistou a coroa em terras brasileiras e espera quebrar o tabu este ano.
"Vontade não me falta. O Rei da Praia é um torneio bem gostoso e pelo fato de ser realizado no início do ano, todos os jogadores entram mais relaxados e nas mesmas condições. Além disso, é legal jogar com outros parceiros, especialmente ao lado daqueles que estamos acostumados a enfrentar", disse.
O jogador vai aproveitar para tentar acertar sua nova parceria para esta temporada. "Ainda estou em fase de entendimentos. Não é preciso ter pressa", completou ele, que em 2000 não passou sequer para o segundo dia de disputas do Rei da Praia.
O torneio terá ainda a participação de outros destaques do vôlei de praia nacional, como o atual campeão Fred (RJ), melhor saque das três últimas temporadas; o cearense Márcio, atual campeão brasileiro; o baiano Ricardo, vice-campeão olímpico em Sydney e melhor atacante e bloqueador da última temporada e o paranaense Emanuel, recordista de vitórias no Circuito Mundial. Completam a lista os cearenses Franco e Roberto Lopes; os baianos Paulão, Bella, Paulo Emílio e Juca; os pernambucanos Adriano, Lula e Garrido; o amazonense André e o paraense Pará.
A fórmula de disputa do Rei da Praia é diferente da de todas as outras competições, pois não há duplas fixas. Em cada jogo, entram em quadra parcerias diferentes. O título fica com o jogador que obtiver o maior número de vitórias.