Rio - A América do Sul será sede pela sexta vez consecutiva das três primeiras provas do Circuito Mundial de Surfe Profissional, todas válidas pelo WQS. A temporada 2001 será aberta na Playa Grande, em Mar Del Platana (Arg), onde, entre os dias 17 e 21 deste mês, será realizada a primeira das duas provas do Reef Classic. Na semana seguinte, na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 28, será disputada a outra etapa, com um atrativo especial: a estréia da "seleção brasileira" que vai brigar pelo título do WCT.
Pela primeira vez na história da ASP, o número de brasileiros na elite dos top-44 será maior que o de americanos. Ao todo serão 11 surfistas representando o Brasil - Flávio Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Peterson Rosa (PR), Renan Rocha (SP), Fábio Gouveia (PB), Armando Daltro (BA), Neco Padaratz (SC) e as novidades Marcelo Nunes (RN), Paulo Moura (PE), Joca Júnior (RN) e Rodrigo Dornelles (RS). Somente a Austrália conseguiu classificar mais representantes para as disputas deste ano.
Fechando a fase sul-americana de competições, a ASP South America promove a segunda edição do tradicional Hang Loose Pro Contest, na Ilha de Fernando de Noronha, de 5 a 11 de fevereiro, nas praias da Cacimba do Padre e Boldró.
A temporada 2001 do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional terá como grande novidade o aumento das premiações tanto nas etapas do SuperSurf, como nas do Abrasp Super Trials. O SuperSurf ainda vai inaugurar uma nova fórmula de disputa, com 48 competidores no masculino e 16 no feminino brigando por um total de R$ 100 mil em cada uma das seis etapas programadas. A primeira será realizada novamente na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), de 25 a 29 de abril. A abertura da temporada deste ano está confirmada para os dias 2 a 4 de fevereiro em Campos (RJ), onde estará em jogo R$ 25 mil em prêmios e 1.500 pontos na primeira das 19 etapas previstas para o Abrasp Super Trials.