Rio - A diretoria do Philadelphia 76ers anunciou nesta sexta-feira que vai homenagear Charles Barkley, aposentando a camisa nº 34 usada por ele quando atuava pela equipe. A cerimônia acontecerá no intervalo da partida contra o Golden State Warriors, no dia 30 de março, no First Union Center.
"Meus anos na Filadélfia foram muito especiais para mim. Agora, ter minha camisa aposentada, junto a alguns dos maiores jogadores de todos os tempos, é uma honra incrível", disse o ex-jogador.
Barkley começou sua carreira profissional em 84, nos Sixers, onde ficou por oito temporadas. Depois, foi trocado com o Phoenix Suns. Em 1996, foi para o Houston Rockets. No entanto, seu adeus às quadras acabou sendo na Filadélfia. Em dezembro de 1999, sofreu uma ruptura em um tendão do joelho, dando um fim prematuro àquela que seria sua temporada de despedida da NBA.
"Sir" Charles foi eleito para o primeiro time da NBA em cinco ocasiões, e participou do All-Star Game por 11 vezes, sendo o jogador mais votado pelos torcedores em 1994. Foi integrante também da versão original do "Dream Team", que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Repetiu a dose em 1996, em Atlanta. É um dos únicos jogadores de toda a liga a conseguir mais de 23 mil pontos, 12 mil rebotes e quatro mil assistências -- os outros são Kareem Abdul Jabbar, Wilt Chamberlain e Karl Malone.
A única frustração de Barkley foi não ter conseguido o título da NBA. Chegou perto na temporada 1992-1993, quando o Phoenix fez a melhor campanha e ficou com título da Conferência Oeste. No entanto, o Chicago Bulls de Michael Jordan, Scottie Pippen e do técnico Phil Jackson levou a melhor e conquistou o seu primeiro tricampeonato. Como consolo, Barkley ficou com o prêmio de melhor jogador da temporada regular.