Camboriú - Com a certeza do dever cumprido, depois de três semanas de uma rotina exigente de treinamentos na pré-temporada em Camboriú, Gustavo Kuerten, o Guga, viaja neste domingo para a Austrália com uma nova estratégia para disputar o primeiro Grand Slam do ano.
Desta vez, optou por não participar de nenhum torneio antes e investiu na preparação no Brasil, aperfeiçoando golpes e cuidando da recuperação física. O técnico Larri Passos garante que seu pupilo não terá problemas de adaptação às quadras rápidas de Melbourne Park, local de disputa do Australian Open, e só espera ver Guga bem tranqüilo e relaxado nesta primeira grande competição de 2001.
Guga e Larri revelaram-se confiantes com os bons resultados que deverão surgir com esta pré-temporada. O treinador afastou também críticas sobre a preparação no saibro, mesmo tendo um torneio em quadras rápidas na Austrália. “É muito importante fazer a pré-temporada no saibro, pois assim o jogador pode ganhar ritmo, aperfeiçoar bem os golpes, numa superfície mais lenta que possibilita muitas trocas de bolas”, disse. “O jogador de saibro é mais completo que o outro, que só sabe sacar e volear. Além da técnica, sai ganhando na parte psicológica, pois joga mais os pontos, trabalha a bola, corre toda a quadra”, falou Larri.
A mudança de estratégia, segundo Guga, também foi motivada pelo exigente fim de temporada em 2000. “Terminei o ano no Masters Cup já em dezembro”, justificou o tenista. “Precisava de um tempo para descansar.”
O fato de, pela primeira vez Guga chegar a um Grand Slam como cabeça-de-chave número 1, não preocupa o tenista. Confessou que já sabe lidar com a pressão e deu como exemplo o Masters Cup. “O que o Safin e eu passamos em Lisboa, onde tudo se resolveu, foi uma das maiores pressões que os jogadores podem ter”.
Técnico e pupilo embarcam hoje à noite e tem uma longa viagem. Eles só chegam na Austrália, na terça-feira, depois de fazerem o roteiro: Florianópolis, Buenos Aires, Auckland e Melbourne. “A viagem é longa e cansativa, mas já estamos nos acostumando, no ano passado fomos três vezes para a Austrália” disse Guga.