Roma - Sérios incidentes aconteceram neste domingo em Roma, ao término do jogo em que a Lazio perdeu por 2 a 1 para o Napoli, no Estádio Olímpico, em um jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Italiano de Futebol.
Durante todo a partida vários confrotos foram verificados nas tribunas e cem pessoas tiveram que ser atendidas na enfermeria do estádio, enquanto outras vinte, vítimas de fraturas, tiveram que ser transferidas para o hospital.
Na saída do estádio, vários grupos de torcedores da Lazio, que tentavam entrar no espaço onde estava a torcida visitante, bloqueado no interior do estádio pelas forças de segurança como medida de prevenção, enfrentaram os policiais na esplanada em frente ao edifício onde funciona o Ministério de Relações Exteriores italiano.
Os "radicais" atiraram pedras e objetos metálicos contra a polícia, que teve de responder para dispersar os manifestantes.
Um carro, com placa de Nápoles e estacionado perto do estádio foi incendiado.
Durante a partida, os torcedores romanos mostraram uma bandeira onde podia se ler "Nápoles, como Pompéia, não merece viver".
Antes da partida, um policial ficou ferido em uma perna em virtude de um "encontrão", quando tentava impedir a tentativa de um grupo de torcedores napolitanos de entrar no estádio sem ingressos.
Além disso, um torcedor do Napoli, Luca de Angelis, de 25 anos, recebeu uma facada na coxa de um fanático romano quando chegava ao estádio.
Outros incidentes aconteceram de manhã na estação central de Nápoles e no trem até a capital. Cinco policiais ficaram feridos por causa de vários confrontos e novos incidentes ocorreram na chegada do trem a Roma.
Em Parma, a polícia teve que intervir no final da partida em que a equipe da casa perdeu para o Reggina por 2 a 0 para proteger o treinador Alberto Malesani e seus jogadores.
Os torcedores "radicais" do Parma se reuniram perto da tribuna central para cantar músicas hostis ao técnico e a todos os jogadores. A polícia teve que formar uma barreira de proteção para proibir a entrada dos fanáticos nos vestiários.
Os torcedores arremessaram objetos na direção dos policiais, que responderam com força contra os radicais.
O Parma, que atualmente está na décima posição da classificação geral, sofreu sua segunda derrota consecutiva em casa.