Rio - Todo o mistério que cercava o fim da Copa João Havelange parece ter acabado antes mesmo da reunião do Comitê Executivo do Clube dos Treze, marcada para hoje, em Porto Alegre. Vasco e São Caetano poderiam se enfrentar no sábado, no Maracanã, com portões abertos, atendendo os interesses da televisão. Mas todos os fatores apontam para a marcação de uma nova partida, no Maior do Mundo, possivelmente no dia 16 deste mês.
Mesmo assim, a palavra final será do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A tendência é que a determinação da Justiça acompanhe a decisão tomada pelo Clube dos Treze. A vontade de Luiz Zveiter, presidente do STJD, era que o julgamento fosse hoje, mas, a pedido dos organizadores da Copa JH, acabou adiando para amanhã, às 18h, na CBF.
"Se o Tribunal achar que a decisão do comitê é viável, tudo bem. Não estamos aqui para complicar, e sim para tentar resolver", garantiu Luiz Zveiter.
O mais forte indício de que realmente haverá outra partida é que os titulares do Vasco, que haviam recebido férias até o fim de janeiro, foram convocados às pressas pelo supervisor Isaías Tinoco para se reapresentarem hoje, dia que a princípio seria apenas para o retorno dos reservas.
O supervisor garante que a data da reapresentação não foi alterada e que todos os jogadores deveriam estar em São Januário hoje. "Não sei de onde a imprensa tirou que os titulares só voltariam depois dos reservas", disse Isaías, num discurso bem diferente do utilizado pelo vice-presidente Eurico Miranda, logo após a volta olímpica, que dizia que o Vasco daria 30 dias de férias aos jogadores.
Na Bahia, onde descansava com a família, o lateral Clebson foi surpreendido com a ordem de retornar ao Rio antes do previsto.
"Eu recebi um telefonema da diretoria e terei que voltar das férias. É chato, mas...", admitiu, sem saber ao certo o que está acontecendo com a Copa João Havelange e até mesmo com o seu futuro, já que seu empréstimo terminou no fim do ano.
Até mesmo o craque Romário já recebeu o comunicado e terá que interromper as suas férias em Cancún, no México. Apesar de terem ordens para se apresentar dia 11, os jogadores do São Caetano podem ter suas férias canceladas também.