Porto Alegre - Os gaúchos saíram derrotados da rodada dupla, a 10ª da fase classificatória da Superliga Masculina de Vôlei, disputada no sábado, em Bento Gonçalves. Primeiro, a Ulbra perdeu para o Santo André por 25/21, 21/25, 23/25 e 20/25).
Depois, o dono da casa, o Bento Gonçalves, e o Lupo/Náutico fizeram uma partida emocionante, finalizada no tie break, com vitória dos paulistas por 3 a 2 (24/26, 25/17, 20/25, 25/22 e 14/16).
Apesar da derrota, o Bento subiu uma posição na tabela. É o 11º entre 13 clubes. Foi a primeira partida em que os atletas do Bento, depois de quatro anos, atuaram sem o comando de Francisco Ferreira, que pediu afastamento do cargo na sexta-feira. Diante do 3 a 2, pelo menos, a auto-estima dos jogadores foi em parte recuperada. "O time provou que é capaz de realizar um bom jogo", confirmou o preparador físico e técnico interino, João Carlos Mieznikowski.
A Ulbra – que não jogou em Canoas porque seu ginásio foi usado em uma formatura na universidade – voltou para a sexta colocação. O Santo André e o Lupo mantiveram-se respectivamente em terceiro e nono. A disputa entre a Ulbra, bicampeã da Superliga, e o Santo André foi bastante equilibrada. "Perdemos porque tivemos oportunidades de fazer os pontos no contra-ataque mas as desperdiçamos", justificou o auxiliar técnico Marcos Pacheco.
A Ulbra foi bem superior no saque – marcou sete pontos contra apenas um do adversário – e no bloqueio – oito contra cinco.
Já a gaúcha Carolina Albuquerque, que ocupava a liderança das estatísticas no levantamento da Superliga Feminina, deverá se submeter a uma cirurgia amanhã, devido à ruptura de um ligamento do polegar da mão direita no treino da quinta-feira. Carol, do BCN, se machucou na tentativa de defender uma bola e deverá ficar quatro semanas sem jogar. Embora estivesse desfalcado, o BCN venceu o todo-poderoso Flamengo, no sábado, por 3 a 2 (31/29, 25/18, 22/25, 23/25 e 11/15), pela sexta rodada da fase classificatória, cuja liderança é do Vasco. O BCN está em quarto.