Belo Horizonte - Nem o lateral-esquerdo Dutra, nem o volante Anderson Luís. O mais novo reforço do Atlético para a temporada 2001 é o zagueiro Luiz Carlos, de 29 anos, envolvido numa troca com o Coritiba, que ficou com o lateral-esquerdo Vítor por mais seis meses. Ele foi apresentado ontem, quando assinou contrato até julho, e segue hoje para Itaúna, onde irá reencontrar o meia Alexandre, recém-contratado pelo Atlético, seu ex-companheiro na equipe paranaense.
No acordo feito entre os dois clubes, poderá haver uma troca em definitivo entre Luiz Carlos e Vitor no final dos seis meses. A prioridade é do Atlético, que irá definir o destino dos dois jogadores.
Luiz Carlos Guarnieri disputou a Copa João Havelange pelo Coritiba, time no qual já havia trabalhado com o atual técnico do Atlético, Abel Braga. Inclusive, foi o treinador quem o indicou para reforçar a equipe nesta temporada. Responsabilidade esta que não assusta o zagueiro, campeão paranaense de 99 sob o comando de Abel.
“Isso não pesará no meu trabalho. Sempre procurei defender os clubes onde joguei da melhor maneira possível. Independentemente da equipe, faço o meu melhor", afirma Luiz Carlos, lateral-esquerdo de origem, que já foi deslocado para o meio-campo em situações de emergência, mas encontrou na zaga seu melhor rendimento. “Minha preferência é jogar como zagueiro. Tenho uma marcação boa e forte, gosto de sair com a bola dominada e tenho boa impulsão", descreve-se o jogador.
Luiz Carlos começou a carreira como lateral-esquerdo nas categorias de base do Mogi Mirim. Quando foi promovido para a equipe principal, acabou improvisado como zagueiro. “E em 98, o Valdir Espinosa me adiantou e comecei a jogar como volante no Coritiba", lembra o jogador, que foi um dos destaques da equipe paranaense no Campeonato Brasileiro daquele ano, temporada inesquecível para ele. “Nosso time chegou à fase de classificação e ficamos em quarto lugar no geral. Não seguimos em frente porque o Espinosa foi para o Botafogo e a mudança acabou atrapalhando nossa campanha", conta.
Por conhecer bem o novo treinador do Atlético, Luiz Carlos tem uma boa notícia para dar aos torcedores atleticanos. “Tive uma convivência muito boa com ele, aprendi a conhecê-lo e a sua maneira de cobrar. E sei que a torcida pode esperar um time bastante competitivo, que não vai se entregar em nenhum momento", afirma.
O zagueiro destaca ainda outra qualidade de Abel Braga: o esquema tático.
“O Atlético vai ganhar muitos jogos devido ao posicionamento tático. É um treinador que arma muito bem sua equipe", informa Luiz Carlos, que espera readquirir sua melhor forma para estrear logo na primeira partida da equipe na temporada, dia 17, contra Atlético/PR, no Mineirão.