Rio - O brasileiro Gustavo Kuerten pode ter uma preocupação a menos no Aberto da Austrália. O russo Marat Safin está com um problema no cotovelo e pode ficar fora do primeiro torneio do Grand Slam em 2001, que começa nesta segunda-feira, em Melbourne. As informações são de agências de notícias internacionais.
Por causa da lesão, Safin abandonou o Kooyong Classic, um torneio de exibição na Austrália. Ele havia perdido na estréia para o francês Nicolas Escude por 2 a 0(6/2 e 6/1) e foi aconselhado pelos médicos a abandonar o evento. Mesmo assim, eles consideraram que ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico sobre a participação do russo no Aberto da Austrália.
O jogador afirmou após o jogo contra Escude que já vem sentindo dores há uma semana. Segundo ele, a lesão limita os movimentos de saque e atrapalha bastante o seu jogo. O problema, no entanto, não é novo. Há um ano e meio atrás, o russo ficou seis semanas afastado pelo mesmo motivo. Safin não descartou a possibilidade de uma cirurgia, que o deixaria fora do circuito por aproximadamente seis meses.
O organizador do torneio, Colin Stubs, informou que o equatoriano Nicolas Lapentti substituirá o número dois do Mundo no restante da competição. Safin, de 20 anos, foi o principal adversário de Guga na corrida pelo topo do ranking mundial no ano passado. Ele conquistou sete títulos na temporada, entre eles o US Open e os Masters Series de Toronto e Paris.