Rio - A temporada de 2000 foi apenas o primeiro round de uma briga que tem tudo para se estender pelos próximos anos. E logo na primeira competição importante de 2001, Gustavo Kuerten e o russo Marat Safin poderão travar mais uma batalha pela liderança do ranking mundial. Os dois tenistas, que disputaram ponto a ponto o posto de primeiro do mundo este ano, têm encontro marcado no Aberto da Austrália, a partir de 15 de janeiro.
O torneio marcará a estréia de ambos na temporada. Guga já havia decidido que não entraria em quadra antes do Aberto; Safin anunciou esta semana que não jogará o ATP Tour de Doha, no Catar, o primeiro do calendário de 2001.
Com isso, o russo não poderá ultrapassar Guga antes do Australian Open e o catarinense permanecerá como líder do Ranking de Entradas, que aponta os pré-classificados para as competições. Assim, o atual campeão da Masters Cup será o cabeça-de-chave número 1 de um torneio de Grand Slam pela primeira vez.
Guga e Safin duelaram pelo topo da Corrida dos Campeões durante todo o segundo semestre de 2000. O brasileiro esteve na frente por mais tempo, durante 16 semanas. Mas o russo abriu vantagem no fim da temporada, ao vencer o Masters Series de Paris.
Safin chegou à Masters Cup como favorito ao posto de melhor do mundo, mas viu seu sonho ir por água abaixo por causa da derrota para o americano Andre Agassi. Guga venceu o torneio e ganhou de quebra o título de número 1 do ano.