Porto Alegre - O Pelotas é o líder do Gauchão 2001, com seis pontos e 100% de aproveitamento. A equipe de Guilherme Macuglia assumiu a primeira colocação isolada com a vitória por 1 a 0 sobre o São José, em Porto Alegre.
O Esportivo, que poderia estar dividindo a liderança da competição com o Pelotas porque vencia o Passo Fundo até os minutos finais da partida, cedeu o empate e caiu para o segundo lugar. A rodada desta quarta-feira teve 12 gols, quatro deles no emocionate clássico entre Novo Hamburgo e 15 de Novembro, que empataram por 2 a 2.
A segunda rodada do Gauchão começou com um empate morno, sem gols, entre Santo Ângelo e São Paulo. O atacante Milhão, um dos artilheiros do campeonato, não conseguiu deixar a sua marca nesta quarta. Mas se nas Missões o placar ficou em branco, o clássico do Vale dos Sinos correspondeu à expectativa dos cerca de 5 mil torcedores que assistiram ao duelo entre Novo Hamburgo e 15 de Novembro de Campo Bom, no Estádio Santa Rosa. A equipe da casa, treinada por Beto Almeida, começou vencendo por 2 a 0, mas na segunda etapa o 15 de Nestor Simionatto reagiu e chegou ao empate.
No Vermelhão da Serra, o Esportivo de Rivelino (foto) e Vandick largou na frente sobre o Passo Fundo com um gol olímpico do lateral Zura, mas cedeu o empate aos 46 minutos do segundo tempo. O resultado deixou o Pelotas na liderança isolada do Gauchão. O time de Macuglia encarou o São José, no Passo D'Areia, e venceu a partida por 1 a 0, com um golaço de André Carpes no último minuto da partida.
Em Venâncio Aires, o Guarani, que folgou na rodada de abertura, estreou na competição nesta quarta contra o Avenida. Começou fazendo 2 a 0 no time de Santa Cruz, mas cedeu o empate. Em Ijuí, o São Luiz se recuperou da goleada de 6 a 1 aplicada pelo Esportivo na estréia e conseguiu a primeira vitória na competição: 2 a 0 sobre o Veranópolis, que amargou a segunda derrota em dois jogos.