Bogotá - O presidente da Federação Colombiana de Futebol (FCF), Alvaro Fina, disse nesta quinta-feira que não gostou "nada" do desenho de 'Américo', a mascote da Copa América de futebol, que será disputada em julho. A imprensa descreveu o mascote como "a versão masculina de Betty, a feia", personagem de uma telenovela que causa furor no continente.
"Desafortunadamente, essa mascote não representa a realidade da Colômbia; está mal feita e mal confeccionada, esse foi o consenso geral entre os dirigentes (do futebol continental, que na quarta-feira assistiram à cerimônia de sorteio dos grupos e o calendário da Copa América)", disse Fina aos jornalistas.
'Américo', um bonequinho que alguns relacionam com um "pokemon", foi apresentado ao público nessa cerimônia, que se realizou em Bogotá. "Entre as pessoas que assistiram (ao evento) ficou uma inquietação em relação a 'Américo', uma personagem que ninguém pode encontrar semelhança com algum produto ou personagem típico da Colômbia", publicou nesta quinta-feira o jornal El Espectador.
Fina disse à rádio RCN de Bogotá que essa mascote não foi escolhida por concurso. "Com todo respeito pelas pessoas que a fizeram, essa não é a mascote da Colômbia, eu não gostei", acrescentou Fina.
O comentarista da RCN, Aurelio Alvarez, disse em tom irônico que 'Américo' é "a versão masculina de 'Betty, a feia', que foi escolhido para assustar os rivais da Colômbia".
Os colombianos vão enfrentar na primeira fase da Copa América o Chile, o Equador e a Venezuela, no Grupo A, com sede em Barranquilla.
Brasil -atual bicampeão-, México, Paraguai e Peru disputarão o grupo B, o 'Grupo da morte', com sede em Cali, enquanto Argentina, Bolívia, Canadá e Uruguai vão se enfrentar no Grupo C, na cidade de Medellín.
A Copa América vai se iniciar no dia 11 de julho com as partidas Chile-Equador e Colômbia-Venezuela.