Rio - O fisioterapeuta Fábio Marcelo, que vem cuidando da recuperação do atacante Romário, do Vasco, acredita que o jogador estará à disposição do técnico Joel Santana na segunda-feira para treinar e se preparar para a partida da próxima quinta-feira, contra o São Caetano, no Maracanã, pela final da Copa João Havelange. O Baixinho vem de uma lesão na coxa esquerda, sofrida no jogo contra o time do interior paulista, no dia 30 de dezembro, quando a queda de parte do alambrado do Estádio de São Januário causou a suspensão da partida.
Fábio Marcelo está otimista, apesar de achar prematuro dizer que Romário entrará em campo com 100% de suas condições físicas. O fisioterapeuta lembrou que o atacante, que completará 35 anos no dia 29, vem de uma longa temporada, além de ter ficado cerca de dez dias parado, período em que viajou para Tóquio, no Japão, e Cancún, no México.
"É cedo falar se Romário terá condições, mas pela evolução, tudo indica que ele jogará. A lesão está superada, mas fisicamente é difícil falar que Romário atuará", disse.
Desde que voltou de viagem, Romário vem fazendo exercícios de reeducação funcional, segundo Fábio Marcelo. O trabalho consiste em fortalecimento muscular, na piscina e na bicicleta ergométrica, e em treinos específicos de cabeçada e deslocamento na areia.
Neste sábado, o jogador voltará aos campos, possivelmente em São Januário, para dar corridas em volta do gramado. O domingo será de folga e na segunda-feira, Romário espera se juntar a seus companheiros na reta final de preparação para a partida contra o São Caetano.
Depois de encerrar os exercícios de fisioterapia com Romário, Fábio Marcelo embarcará para o Japão, onde trabalhará no Nagoya Grampus, ao lado de outros brasileiros: o técnico João Carlos, o preparador físico Marcelo Pontes e o preparador de goleiros Mazaropi. Esta será a segunda vez que o fisioterapeuta assinará contrato com um clube japonês, já que em 95 ele esteve no Kashima Antlers. A viagem para o Oriente deve acontecer no dia 18 ou 19.