Birmingham, Inglaterra - Niki Lauda defendeu as polêmicas táticas de Michael Schumacher nesta sexta-feira e disse que a Fórmula 1 precisa de incidentes e discussões para manter a motivação nos torcedores.
O austríaco tricampeão sugeriu que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deveria ignorar algumas coisas que acontecem nas corridas para prevenir que o esporte se torne chato.
``No passado, nós fazíamos tudo isso'', afirmou Lauda. ``Nós nos chocávamos nas provas e se alguém reclamasse, nós dizíamos 'eu não sabia'.
Lauda disse que isso não é possível atualmente porque a cobertura de televisão tornou-se tão boa, com câmeras nos carros e em volta dos circuitos, e houve também um aumento da pressão das autoridades.
Schumacher foi criticado por sua conduta, principalmente pelo escocês David Couthard, devido a um incidente durante a largada do Grande Prêmio da França, quando o alemão ``fechou'' o piloto da McLaren.
Lauda, vencedor de dois títulos com a Ferrari, disse que não viu nada de errado. ``Basicamente é uma reação humana''.
``Eu acho que é uma operação normal. Para mim, como espectador, eu não interferiria'', afirmou.
Lauda quase morreu em um acidente em 1976 no GP da Alemanha. Ele disse que a segurança melhorou muito em relação à época em que pilotava.