São Paulo – O russo Yevgeny Kafelnikov nem precisou jogar bem para garantir sua passagem para segunda rodada do Aberto da Austrália. No final da noite de segunda-feira, ele derrotou, em três sets, o alemão Jens Knippschild. A partida foi definida em três sets com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.
Campeão do torneio disputado nas quadras rápidas de Melbourne em 99, o russo Kafelnikov falhou justamente no mais importante fundamento nesse tipo de quadra. Seu aproveitamento do primeiro serviço ficou na casa dos 45%.
Mas o que seria um problema em partida contra qualquer adversário mais forte, não afetou contra o fraco Knippschild, que tinha aproveitamento ainda inferior (44%) nesse quesito e, para piorar, cometida muitos erros. Ao longo da partida, foram 56 erros não-forçados.
Kafelnikov não ficou muito longe. Desperdiçou 43 pontos mas nos momentos mais importantes dos games soube se impor. O jogo durou 1h32. Agora, o russo terá pela frente o ganhador da partida entre o alemão Nicolas Kiefer e o zimbabuano Wayne Black.