Rio - Andre Agassi deu seu segundo passo em direção às semifinais da Masters Cup, que está sendo disputada em Lisboa, Portugal. O americano, que vencera o brasileiro Gustavo Kuerten na primeira rodada, assumiu a liderança isolada do Grupo Verde ao derrotar nesta quinta-feira o russo Yevgeny Kafelnikov, por 2 sets a 0 (6/1, 6/4), em uma hora e sete minutos -- até aqui foi o jogo mais rápido da competição.
Ao contrário da partida contra Guga, Agassi errou muito pouco no jogo contra Kafelnikov e lembrou o tenista que terminou 1999 na liderança do ranking mundial. Mas a facilidade com que o americano dominou o confronto não foi causada somente por seus méritos.
Os 17 erros não-forçados de Kafelnikov deram o primeiro set de presente para Agassi, que só falhou duas vezes e não teve nem o trabalho de matar os pontos decisivos: o russo jogava a bola na rede ou para fora antes disso. Dois dos erros de Kafelnikov aconteceram nos pontos que definiram o segundo e o sexto game (este foi decidido com uma dupla falta), dando a quebra de serviço para Agassi. O americano confirmou facilmente seus serviços e fechou o set em 6 a 1, em 21 minutos.
Kafelnikov continuou errando no início do segundo set, o que lhe custou uma quebra de serviço logo no primeiro game. Mais uma vez o russo jogou a bola para fora e Agassi fez 1 a 0, abrindo 2 a 0 ao confirmar seu saque no game seguinte e mantendo sua vantagem em 3 a 1, 4 a 2 e 5 a 3. No último ponto do décimo game, outra devolução de Kafelnikov ficou na rede e Agassi venceu por 6 a 4, em 46 minutos.
Guga e o sueco Magnus Norman fazem às 19h (de Brasília) desta quinta-feira o jogo que completa a segunda rodada do Grupo Verde. Ambos ainda não venceram e dividem o último lugar da chave. Kafelnikov, que derrotou Norman na primeira rodada, está na segunda posição.
Confira as chaves do Masters Cup