São Paulo – Gustavo Kuerten assegurou na noite desta sexta-feira a classificação para as semifinais da Masters Cup. Em Lisboa, ele derrotou, em dois sets, o russo Yevgeny Kafelnikov. As parciais foram de 6/3 e 6/4. Guga agora enfrenta o americano Pete Sampras neste sábado. Se vencer, decide o título com o ganhador do da partida entre Marat Safin, da Rússia, e Andre Agassi, dos EUA.
O tenista de Santa Catarina ainda tem chances de virar o número 1 do mundo ao final do torneio português. Para tanto, precisa chegar ao título e contar com a eliminação de Safin neste sábado. Na sexta, Guga já contou com o auxílio de Sampras, que marcou 2 a 1 no russo evitando que Safin garantisse, por antecipação, o posto de último número 1 do mundo na temporada 2000.
Contra Kafelnikov, Guga não teve o mesmo bom desempenho no saque como vinha conseguindo nas partidas anteriores. Mas, no primeiro set, compensou esse problema com um forte jogo de fundo e quadra e até com subidas à rede para pressionar o rival. Quebrou por duas vezes o saque do russo fechando o jogo em 6;3.
No segundo set, Kafelnikov conseguiu reagir quebrando o serviço do brasileiro logo no começo. As preocupações dos torcedores de Guga aumentaram quando o tenista pediu atendimento médico quando perdia por 3 a 2.
A pedida da entrada do médico, no entanto, pareceu mais uma tática que uma necessidade. No retorno à quadra, Guga devolveu a quebra de serviço igualando a partida. O brasileiro manteve o jogo pressionando o russo e conseguiu nova quebra no décimo game do segundo set definindo o jogo.