Londres - Quando se trata da Fórmula 1, o estreante colombiano Juan Pablo Montoya conhece o jogo -ao menos o jogo de computador.
O piloto da Williams não está familiarizado com 6 dos 17 autódromos da temporada. Assim, como fazem todos os pilotos de sofá, Montoya tentará melhorar seu desempenho nas pistas em casa.
"Sou meio vidrado em computadores", afirmou o piloto. "Adoro jogos de computador."
Assim como outros competidores da Fórmula 1, como o canadense Jacques Villeneuve, que corre os grandes prêmios no computador para conhecer os detalhes de pistas com que não está acostumado, Montoya é rápido atrás dos controles.
"O jogo dá uma idéia sobre quando virar à direita ou à esquerda, sobre se a curva é lenta ou rápida", afirmou. "A gente tem uma idéia de onde que se tem de ir."
"Nos jogos de computador, sou bastante bom. Se eu puder dirigir um carro de corrida como dirijo no computador, tudo estará bem", disse.
Montoya, ex-campeão da F3000 e vencedor do título da Cart de 1999 nos EUA, chega à Formula 1 com a reputação de ser um piloto de sucesso sem meias palavras.
Já há rumores de que ele pode ser o homem que irá incomodar Michael Schumacher e Mika Hakkinen.
"Montoya será um sopro de ar fresco na F1", disse David Sears, seu agente. "Ele não faz prisioneiros e vai direto ao ponto."
O colombiano entrou no lugar de Jenson Button, cuja excelente temporada de estréia garantiu-lhe um lugar na Benetton por dois anos.
Montoya aproveitou a oportunidade para elogiar o novo motor da Williams. "É definitivamente um avanço. Oferece mais dirigibilidade, mais potência e mais potência final."