CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Narrador da ESPN cria clube do futebol americano
Sábado, 20 Janeiro de 2001, 15h27

São Paulo - Apontado como o padrinho do futebol americano no Brasil pelos integrantes da Associação Brasileira dos Torcedores de Futebol Americano (ABTFA), André José Adler, comentarista e narrador da ESPN há oito anos e um dos criadores da lista Redzone, destacou que um dos pontos fascinantes do esporte é que ele é ``muito democrático''.

Adler disse que, ao contrário do nosso futebol, chamado de ''futebol inglês'' por ele, no futebol americano há uma variedade de biotipos.

``No futebol inglês, se você é ruim de perna, está eliminado. Já no futebol americano o gordinho tem chance, ele vai desempenhar um papel dentro da equipe'', afirmou Adler, sede da emissora.

O comentarista contou que conheceu o esporte nos Estados Unidos, onde mora há 22 anos. Segundo ele, o interesse pelo esporte no país pode ser comparado ao que uma Copa do Mundo desperta no Brasil.

``Pode ter certeza que no dia 28 (quando acontece o Super Bowl, a final do campeonato) tanto o novo presidente dos EUA quanto o que perdeu a eleição vão estar assistindo ao jogo'', disse.

Adler acredita que o interesse dos brasileiros pelo futebol americano está crescendo. Criador da lista Redzone, em 1998, que permite aos torcedores conversar sobre o assunto, ele afirmou que o surpreendente é que as pessoas conhecem bem os jogadores, as regras e os times.

Ele destacou também o interesse dos garotos, que estão jogando o flag football, modalidade semelhante ao futebol americano, criada pelos professores dos colégios Mackenzie Tamboré e Carolina Rennó. No Rio de Janeiro, os campeonatos acontecem na praia, enquanto em São Paulo o palco é o Ibirapuera.

No ano passado, o campeonato na capital paulista foi batizado de Copa André José Adler, o que foi bastante comemorado pelo comentarista. ``Foi muito legal e, à medida que os garotos estão jogando, a popularidade do esporte cresce'', disse.

Adler não acredita que a falta de organização do futebol brasileiro seja uma das razões do interesse pelo futebol americano. Para ele, o esporte ``cresce independentemente da desorganização do futebol brasileiro''.

Mas ressalta: ``O que aconteceu em São Januário nunca aconteceria aqui (nos EUA). Nunca se faria uma partida em um estádio sem condições de segurança''.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futebol Americano
Brasileiras marcam presença no futebol americano
Pirata espanhol inspira festa do Super Bowl
Super Bowl vai contar com coelhinhas da Playboy e Ricky Martin
New York garante lugar no Superbowl
Veja lista completa