Rio - O Vasco conquistou a Copa João Havelange vencendo o São Caetano dentro de campo. Mas o título não poderá ser registrado na CBF como o Campeonato Brasileiro de 2000, que constará como vago.
Isso porque a entidade foi proibida pela Fifa de organizar o Brasileiro do ano passado em virtude das investigações do contrato de patrocínio com a Nike, feitas pelo Congresso.
A informação foi divulgada durante a Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reunida nesta segunda-feira à tarde com a presença de 27 federações de futebol do Brasil.
"Mais uma vez foi provado que Liga é um mito, uma piada de mau gosto feita por gente que não entende nada de futebol. A CBF é quem tem que comandar o esporte no Brasil", disse o presidente da Federação do Rio, Eduardo Vianna, o Caixa D’água.
Com esta postura, a CBF ironicamente deixa o Vasco na mesma situação do Flamengo. Para a entidade que comanda o futebol nacional, o campeão brasileiro de 1987 é o Sport, e não o Rubro-negro carioca. Naquele ano, o Clube dos Treze organizou a Copa União, vencida pelo Fla.
O Sport venceu o Módulo Amarelo, organizado pela CBF e que não contou com os maiores clubes do País. Como o Flamengo não fez o tira-teima com o time de Pernambuco, a CBF ignorou de vez a conquista do time de Zico.