Belo Horizonte - O Cruzeiro já está agindo nos bastidores para garantir sua permanência na Copa do Brasil de 2001. Para isso, o presidente do clube, Zezé Perrella, vem mantendo contatos com Mustafá Contursi, do Palmeiras, na tentativa de impedir que a ameaça da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se concretize. “É uma idéia que não pode vingar", diz o vice-presidente do clube, Alvimar Oliveira Costa. A Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores.
A CBF ameaça deixar de fora da Copa do Brasil deste ano o Cruzeiro, atual campeão, o Palmeiras, o Vasco e o São Caetano pelo fato de essas equipes estarem na disputa da Copa Libertadores da América. Sob a alegação de uma racionalização do calendário do futebol brasileiro.
Os dirigentes do Cruzeiro entendem, no entanto, que seria cometida uma injustiça com esses clubes, que, ao invés de recompensa pela boa campanha na temporada passada, acabariam castigados. Mas o momento é, na avaliação dos dirigentes cruzeirenses, de trabalhar em silêncio como bons mineiros. O Vasco também é contrário à exclusão dos times, que vão disputar a Libertadores, da Copa do Brasil.
Liga - Zezé Perrella obteve o apoio do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, para a realização de um encontro, na próxima semana, para discussão e apresentação de uma fórmula para o Campeonato Brasileiro de 2001.
O dirigente é contrário à realização da competição com 28 clubes como foi proposto pela CBF, na segunda-feira. E ainda continua mantendo contatos na tentativa da criação de uma liga independente, caso as gestões para o enxugamento do campeonato não sejam viabilizados.