São Paulo – É de 40 pontos a diferença entre o brasileiro Gustavo Kuerten e o russo Marat Safin, novo líder da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais. A nova listagemfoi divulgada nesta segunda-feira pela entidade.
Guga perdeu o trono no Aberto da Austrália, ao ser eliminado na segunda rodada. Até ganhou pontos subindo de 4195 para 4225. Safin, que avançou até a terceira rodada, no entanto, passou de 4.265 assumindo o trono.
A Lista de Entrada é considerada pelos especialistas em tênis o melhor termômetro para indicar a qualidade dos jogadores. Ela leva em consideração os 14 melhores resultados de cada um nas últimas 52 semanas.
O ranking mundial oficial é a Corrida dos Campeões, que leva em consideração apenas a temporada atual. Nesta listagem da ATP, quem apareceu na frente nesta segunda-feira foi o americano Andre Agassi, que venceu no último domingo o Aberto da Austrália.
Nesse momento, no entanto, com poucos torneios disputados, a Corrida dos Campeões é pouco significativa. Gustavo Kuerten, por exemplo, que disputou apenas uma competição e foi eliminado na segunda rodada, aparece apenas na 78ª posição, ao lado do mineiro André Sá, o único outro brasileiro que já jogou competições do circuito nesse ano. Eles ganharam apenas sete pontos.
Na Lista de Entrada, Agassi manteve o mesmo número de pontos que possuía mas, com a queda dos rivais, saltou de sexto para quarto lugar. O tenista que mais subiu entre os top 20, no entanto, foi Arnaud Clement, o vice-campeão do Aberto Austrliano. Ele pulou do 18-º para o 12º.
Clique aqui para ver a Lista de Entrada atualizada. Ou clique aqui para checar a Corrida dos Campeões