São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten manteve nesta segunda-feira a liderança na Lista de Entrada da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). O antigo ranking mundial leva em consideração os 14 melhores resultados do jogador nas últimas 52 semanas. Assim, mesmo sem jogar Guga permanece na frente do russo Marat Safin e do americano Pete Sampras.
O brasileiro só pode perder a posição no Aberto da Austrália. Porém, entra em quadra sem grandes responsabilidades. Como nunca passou da segunda rodada do torneio disputados nas quadras rápidas de Melbourne, não tem pontos a defender.
Guga soma 4.195 pontos, o que lhe garante o direito de ser o cabeça-de-chave número um na Austrália. Ele deve estrear no dia 15 ou 16 com adversário a ser definido em sorteio nesta semana.
”O ano terminou tarde para mim e preferi me preparar da melhor maneira possível em casa, curtir um pouco mais a família, os amigos e Santa Catarina, apesar de ter treinado direto e com total dedicação. Mas treinar em casa faz a diferença. Todo ano que a gente foi para a Austrália cedo achou que esses torneios preparatórios não fizeram muita diferença e sempre ficava aquela coisa na cabeça de que poderia ter ficado me preparando mais uma semana em casa,” disse Guga.
Na Corrida dos Campeões, que só leva em consideração os resultados do ano, Guga não aparece. O chileno Marcelo Río Lidera. “Isso não me preocupa. Como eu venho dizendo desde o ano passado, a Corrida foi super legal e ficou emocionante no final, mas só deu para ter uma noção direito, de quem estava despontando ou não, do meio do ano para frente. É claro que foi super importante ter terminado o ano como líder, mas o que importa na hora de definir os jogadores que vão entrar ou não nos torneios e quem vai sair de cabeça-de-chave é o ranking de entradas,” disse o brasileiro.