São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten já não é mais o número 1 no ranking mundial. Na madrugada desta sexta-feira, o russo Marat Safin alcançou as oitavas-de-final do Aberto da Austrália . O resultado é suficiente para que ele apareça, em 29 de janeiro, na primeira posição da Lista de Entrada. Safin, segundo cabeça-de-chave do Aberto da Austrália, superou o checo Michal Tabara com parciais de 6/1, 6/1 e 6/4.
A Lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) é o antigo ranking mundial. Conta os 14 melhores resultados dos tenistas nas últimas 52 semanas. Oficialmente o ranking da entidade é a Corrida dos Campeões, que só conta os resultados da temporada atual. Mas os especialistas consideram a Lista o verdadeiro termômetro para apontar os melhores do circuito mundial.
Guga conquistou o posto de número 1 no final do ano passado, ao ser campeão da Masters Cup, em Lisboa. A diferença para Safin, no entanto, era pequena, de apenas 75 pontos. Como o russo alcançou as semifinais e o brasileiro não conseguiu passar da segunda rodada, o tenista de Santa Catarina vai aparecer em segundo lugar na próxima listagem da ATP.