São Paulo – Com três gols em nove minutos, o Santos derrotou o Vasco por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, e garantiu classificação em primeiro lugar no Grupo 1 do Torneio Rio-São Paulo. Os gols do Peixe foram marcados por Renato, aos 21 minutos do segundo tempo; Rodrigão, aos 25; e Deivid, aos 30 minutos.
Apesar da derrota, o Vasco ainda tem chances de chegar à próxima fase da competição, dependendo no entanto do resultado de Botafogo x Palmeiras. Caso o Alvinegro vença, aí sim, a equipe de São Januário estará desclassificada. O Vasco soma quatro pontos, contra dois do Botafogo. Apenas o Fluminense, que soma sete pontos, está classificado no Grupo 2, dos cariocas. O mesmo acontece com o Santos - que chegou aos dez pontos - no Grupo 1, dos paulistas.
O placar, porém, pode ser considerado enganoso. A partida foi muito equilibrada até o primeiro gol santista. Em diversos momentos do primeiro tempo e no início do segundo, a torcida do Peixe ensaiou uma vaia ao time.
Com rápidos contra-ataques puxados por Pedrinho, o Vasco assustava muito o goleiro Fábio Costa. O habilidoso meia vascaíno, inclusive, chegou a carimbar o travessão no segundo tempo.
Mas o Santos soube se aproveitar do ímpeto ofensivo do Vasco e passou a armar contra-ataques mortais, invariavelmente puxados pelo eficiente Robert. Estava aberto o caminho para a vitória do Santos.
O primeiro tempo foi movimentado, mas não houve qualquer lance de grande risco, dos dois lados. As defesas levaram a melhor contra os ataques. Mesmo na casa do adversário, o Vasco iniciou o jogo mais ofensivo. Aos 15 minutos, Viola aproveitou um lance iniciado por Maricá e lançou Pedrinho, que cruzou, da esquerda. Juninho Paulista recebeu e tentou finalizar, mas Galván conseguiu interceptar. Cinco minutos depois, Dodô teve oportunidade de mostrar sua péssima pontaria, ao tentar completar um cruzamento da direita.
Aos 24, Léo fez boa jogada individual, pela esquerda, após receber passe de Robert. Já dentro da área adversária, driblou Maricá mas, ao chutar, deu tempo de recuperação ao lateral vascaíno. O Santos teve ainda outra chance, em novo lance pela esquerda, iniciado por Robert, que chegou próximo à linha de fundo e cruzou. Rodrigão dominou e tocou para Dodô completar mais uma vez para fora. O último lance de perigo neste primeiro tempo ficou por conta do Vasco. Maricá acertou forte chute de longa distância, obrigando difícil defesa de Fábio Costa.
O segundo tempo começou equilibrado. Apenas aos 17 minutos houve a primeira oportunidade de gol, por intermédio de Pedrinho, num chute da direita que resvalou em Marcelo Silva, quase enganando Fábio Costa, que se esticou para defender. Na sequência, após cobrança de escanteio, novamente Pedrinho concluiu, mandando a bola na trave direita do goleiro do Santos.
Aos 21 minutos o panorama do jogo mudou, favorecendo ao Santos. Robert driblou dois adversários pela esquerda e tocou para Leo que, por sua vez, descobriu Renato livre. Este último chutou forte, sem defesa para Hélton, abrindo o placar para os paulistas. O Vasco tentou a recuperação, e deu chances de contra-ataques ao adversário. Aos 25 minutos o Santos fez o segundo gol. Russo cruzou da direita e Rodrigão cabeceou sem marcação. O terceiro gol santista aconteceu cinco minutos depois. Novamente Russo entrou pela direita, livrou-se do zagueiro Torres e cruzou rasteiro. Deivid, que havia substituído Dodô, completou, fechando o placar. Restou ao Santos administrar o jogo, diante do pouco poder de reação do adversário.